Clique nas imagens para ampliar
Um dos agregados mais utilizado na construção civil é a areia fina, que tem por finalidade principal o reboco de paredes das edificações, com a função de dar um acabamento mais fino. Mas esse material não tem apenas essa função, ela é o principal componente na composição de argamassas, rejuntes e texturas de parede. areia fina pode estar presente nos jardins com função paisagística e como drenos nos fundos dos vasos, tem boa presença em quadras de vôlei, tênis, playgrounds. É usada em campos de Golf para a bola correr com mais facilidade, em campos de futebol para tapar buracos após uma partida ou um evento que danificou o gramado e em pistas de hipismo para amortecimento do impacto na articulação dos animais. Na agricultura a areia fina pode ser utilizada como substrato para produção e cultivo de mudas ou para pesquisas. Quando composta de sílica, é o principal componente da fabricação de vidros e espelhos e, além disso, é utilizada na filtragem de água e resíduos.
Esse agregado nem sempre é notado, mas podemos perceber que tem várias funções no nosso cotidiano.
Sua classificação granulométrica, de acordo com a ABNT (associação brasileira de normas técnicas) NBR 7211/83 são os grãos entre 0,06 mm e 0,2 mm e na região de Ribeirão Preto, SP é formada principalmente por Sílica e Basalto, mas também pode ter origem de outros materiais, dependendo da região.
A areia fina é extraída principalmente de cavas, que por meio natural teve esse agregado depositado no decorrer de milhares de anos. Também é extraída diretamente da dragagem de rios, e após isso, bombeada para a torre de separação, onde há peneiras de vários calibres, em que a areia bruta (com seixos, galhos, folhas e outros materiais que são dragados do fundo dos rios) é separada em areia grossa, areia média e areia fina, e depositadas separadamente para manter a qualidade. Pode ter várias colorações, mas na região de atuação da Marinho areia e pedra a tonalidade varia do branco, passando por beje, amarela e avermelhada.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AREIA FINA
É muito importante que o manejo da areia fina seja cuidadoso, de forma a não se misturar com pedras ou outro tipo de areia, o que prejudicaria a qualidade do acabamento em uma obra por exemplo.
A importância econômica para um cliente que está construindo é a economia de argamassa e cimento, e o gasto com esse material é menor que 1% da obra. Para a Marinho Areia e Pedra em específico, a areia fina representa cerca de 30% das vendas de areia, e tem o valor de aquisição semelhante ao da areia média, porém, quando utilizada para finalidades especiais, seu preço pode ser mais alto.